quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Irmãos Lumiére - Os obreiros do cinema


   O querer reproduzir imagens em movimento deu origem ao cinema, e dessa maneira, com imagens, representar o mundo tal como ele nos é apresentado, num tempo continuum e espaço tridimensional.


   A invenção do cinema esteve a contribuição de várias pessoas, mas coube aos irmãos Louis e Auguste Lumière o registo da patente do Cinematógrafo (clica aqui para saber mais sobre o cinematógrafo).




Auguste Lumière (esquerda) e Louis Lumière (direita).


  • Auguste Marie Louis Nicholas Lumière - Nasceu a 19 de Outubro de 1862 em Besançon. Morreu com 91 anos.


  • Louis Jean Lumière - Nasceu a 5 de Outubro de 1864 também em Besançon. Morreu com 83 anos.



   A primeira sessão de cinema em exibição pública, paga, foi em 1895, em Paris,  mas já se teria feito uma seção, não tão publicitada, nesse mesmo ano, na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda hoje existe.
  Foram apresentados oito filmes sobre situações quotidianas, filmadas ao ar livre, e cada filme rondava a duração de 50 segundos.


   Com uma poética única, as obras de Limière abriram portas ao mundo da Sétima Arte. Mas no entanto, também em 1985, em Berlim, os irmãos Max e Emil Skladanoswky, projectavam no seu "Bioskop" (que funcionava como um projector de slides, em ritmo acelerado), o registo filmico de situações extraordinárias, como artes circences e danças tradicionais.

   O reconhecimento dos avanços técnicos do cinematografo, com a criação do Bioskop, levaram a que os Skladanowsky abandonassem o projecto, mas sem antes deixarem o nascimento do cinema com uma outra visão da espectacularidade.




   Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque, como referido no último artigo sobre, mais detalhadamente, o cinematógrafo. 

   As imagens em movimento influenciaram bastante a cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (clica aqui para veres o filme); 
filmes de actualidades, Le Déjeuner de Bébé (clica aqui para veres o filme) 
e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços ligados à comédia, como por exemplo o filme L'Arroseur arrosé (clica aqui para veres o filme).




  Como curiosidade, Louis e Auguste Lumiére também foram os responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia a cores, a placa fotográfica seca, em 1896, a fotografia em relevo em 1920, o cinema em relevo em 1935 e a chamada "Cruz de Malta", um sistema que permite que uma bobine de filme desfile por intermitência.

  Espero que tenham apreciado o artigo sobre aquilo que todos nós já nos habituamos a ter nas nossas vidas, que é o cinema e os seus fundadores.

2 comentários:

Toda a opinião é bem vinda, comentem!